Caminhos

Caminhos
Porque não pode haver outra forma senão a de existir tal como somos...

sábado, 21 de julho de 2018


Senhor Ministro da Educação:

Estou feliz, sou professora, diretora de turma e, para cumprir os inúmeros pontos da Ordem de Trabalhos da última reunião de avaliação, fiz uma ata com 11 páginas e 86 anexos.
Anexo 1: aulas previstas e dadas de cada disciplina e conteúdos não lecionados por cada professor e respetiva justificação; anexo 2: prémios de mérito; anexo 3: dificuldades diagnosticadas na turma ao longo do ano a todas as disciplinas; anexo 4: medidas disciplinares aplicadas ao longo do ano; anexo 5: apoios educativos a implementar no próximo ano letivo; anexo 6: atividades da turma ao longo do ano, inseridas no Plano Anual de Atividades; anexo 7: PEST (Projeto de Educação Sexual em contexto de turma).
Depois há os anexos não numeráveis e pertencentes a outra casta, sendo específicos de cada aluno e a maioria em número variável, de acordo com a turma.
Relatórios de apoio pedagógico acrescido: 8 a Físico-Química; 14 a Matemática e 9 a Inglês. Propostas de apoio para o próximo ano: 6 a Português; 3 a Espanhol; 8 a Inglês; 12 a Matemática e 8 a Físico-Química. Um relatório de PSE de Matemática; duas propostas de Tutoria; um relatório de Tutoria; uma proposta para os Serviços de Psicologia e um documento para o encarregado de educação autorizar ou não a sinalização do aluno; um parecer dos  Serviços de Psicologia; dois relatórios para a CPCJ; uma comunicação da CPCJ; um relatório para um aluno com Necessidades Educativas Especiais.
Contei bem, Senhor Ministro? 86 anexos! Elaborados, conferidos e assinados. Em número variável de acordo com a turma. Baseados em inúmeros Decretos-Lei e Despachos que não importa referir aqui. Amanhã irei proceder às matrículas dos meus alunos. São só mais 10 papéis para digerir e preencher!
Esta é só uma minúscula parte do trabalho feito pelos professores numa altura do ano em que a opinião pública supõe que estão de férias. E ao longo do ano, para qualquer professor, mesmo com aulas, continua a saga dos papéis, das reuniões, da burocracia e da legislação.  
Senhor Ministro, estou cansada. Resta-me pouco tempo para preparar as minhas aulas. Aulas pensadas de forma a incutir o espírito crítico nos alunos que constituirão a sociedade do futuro. Resta-me pouco tempo para ensinar, que é o que verdadeiramente gosto de fazer. No entanto, a engrenagem está bem montada. Alunos interrogativos e sapientes tornam-se adultos incomodativos. Os meus alunos passaram todos. Muitos ao abrigo da Santa Legislação.
Quanto aos professores, ganham bem, não fazem nada, têm muitas férias ao longo do ano e por isso têm 9 anos, 4 meses e 2 dias da carreira congelados, sem progredir. Passámos a ser números, não pessoas.

Graça Alves




20 comentários:

  1. Quem faz as leis e os programas, não tem a mínima noção do que é o trabalho de um professor. Ou se tem, não quer saber.

    Este tema dá pano para mangas, mas eu já me cansei de falar...

    Um beijinho e um bom fim-de-semana:)



    ResponderEliminar
  2. Minha querida Amiga Graça, mas que "guerra" esta, que o governo não resolve. Confesso que não entendo…
    Que tudo se resolva bem. E que vá de férias com tranquilidade…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Um grande e carinhoso abraço, Graça.
    Desejo que tudo esteja a correr da melhor maneira com a sua mãe.
    Vou de férias.
    Deixei um mimo...

    ResponderEliminar
  4. Viva Graça!
    Fez-me uma surpresa e acertou. Não tinha muito que enganar, não é?
    Eu é que não sei bem se sou ou não beikiano. Tinha lido, achei bem, tinha raça e comentei. E pronto. Peço desculpa por não ter dito mais nada - nem sim nem sopas. Está na lista para decidir, mas não é falta de consideração.
    Se não quiser ver este arrazoado > lixo.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Agostinho
      É um prazer "vê-lo" e ouvi-lo em 2 sítios e tão distintos. O outro sítio é mais perigoso, tem mais gente, mais "barulho", por aqui reina a paz...
      beijinhos

      Eliminar
  5. Contundente.
    O que mais me espanta é que, sendo todos professores, incluindo o ministro, e portanto todos conscientes do sistema e do trabalho que ele dá, não consigam um sistema equilibrado. Porque a ideia que tenho é que ninguém analisa esses relatórios e, por isso, de nada servem.
    Graça, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os professores reclamam, mas nada muda para melhor...
      Beijinhos

      Eliminar
  6. A docência está a ser desrespeitada e desvalorizada a níveis nunca vistos :(


    Abraço com votos de bom ano lectivo

    ResponderEliminar
  7. Querida Graça, obrigada por suas belas palavras de coragem e final feliz para a saúde de meu marido.
    Pensei que esta burocracia, aliás 'burrocracia' fosse só aqui no Brasil! Mas a razão é uma só criar dificuldades, para gerar oportunidades, para eles é claro.
    Que consigas descansar em suas merecidas férias.
    Beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  8. Olá Graça!
    Escolhi para o Natal do meu blog um poema seu. Gosto muito dele… Obrigada.
    Que tenha um Natal de Amor e um novo Ano com tudo de bom.
    Boas Festas!
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. 'Um Natal Feliz' no 'A Vivenciar a Vida'.

    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar